terça-feira, 24 de maio de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Canto Goiana Clássico



No município de Goiana, situado no litoral pernambucano, próximo à divisa com a Paraíba, eram encontrados curiós que cantavam um dialeto conhecido como Vi-vi-té-teu, composto por 10 notas e muito apreciado pelos criadores nordestinos.

Muitos curiós, em ambiente doméstico, perderam algumas notas do canto e passaram a cantar Vó-vin-té-té-téu-tom-tom. Com o declínio da população natural e o desenvolvimento da reprodução em ambiente doméstico a nova forma, simplificada, de executar o dialeto foi se espalhando pelos planteis nordestinos e passou a ser o canto preferido na região.

No final da década de 90, alguns criadores iniciaram um esforço para recuperar a originalidade desse dialeto. O criador paraibano Gilvan Figueiredo, a partir de uma gravação do Curió Joia Rara, efetuada na década de 80, conseguiu encartar alguns curiós com as notas do dialeto original.

O dialeto estava salvo em sua originalidade.

Em uma reunião de criadores de Pernambuco e da Paraíba, apreciadores do dialeto e empenhados em sua preservação, convencionou chamá-lo de Canto Goiana em alusão a região onde se originou.

Atualmente existem muitos curiós cantando o Canto Goiana no nordeste e o dialeto reconquistou a sua condição de mais apreciado pelos criadores da região.

domingo, 1 de maio de 2011