domingo, 31 de julho de 2011


Como deve ser o banho de sol?


Devemos dar a preferência pelo período da manhã, entre 8h e 9h. Uma saturação do tempo em exposição ao sol causa aos pássaros os seguintes sintomas:

Abertura do bico, aceleração do ritmo cardíaco, abertura dos ombros em relação ao corpo e desidratação.

Para maior segurança, coloque sobre a gaiola ou viveiro, um pano ou um papelão que cubra uma parte da área, oferecendo sombra, pois o pássaro saberá melhor do que nós a hora de abrigar-se. Lembrando de trocar a água de bebida após o banho de sol.

Obrigada!

A importância dos raios UV para as aves

Ao contrário dos seres humanos, as aves enxergam os raios UV que fazem parte da luz natural do sol. Elas utilizam os raios UV para a alimentação e para a reprodução. A importância dos raios UV para as aves
A importância dos raios UV para as aves

Ao contrário dos seres humanos, as aves enxergam os raios UV que fazem parte da luz natural do sol. Elas utilizam os raios UV para a alimentação e para a reprodução.



Foto do "Cantinho dos Pássaros"- http://vitorsppp.googlepages.com/noticias


Uma ave em cativeiro pode ficar privada da radiação UV. Os raios UV da luz do sol que entra pela janela são eliminados por vidros e cortinas. Além disso, as fontes normais de iluminação doméstica não emitem UV. A vida sem os raios UV para as aves seria como se os seres humanos vissem tudo a preto e branco ou pior. Sem UV algumas espécies de aves não conseguem diferenciar o sexo.

Exemplos:

As penas das aves refletem os raios UV. Esta reflexão da plumagem desempenha um papel na seleção sexual das aves.

As aves de cores escuras (ex: pássaro preto), que para os olhos humanos são negros, aparecerem aos olhos das aves com várias cores. Acontece o mesmo com as aves de cores brancas.

A percepção UV desempenha um papel significativo na seleção da comida. Alimentos com os raios UV ficam ainda mais chamativos aos olhos dos pássaros como os vermelhos são mais vermelhos e os verdes são mais verdes. Uma ave relutante a comer precisa dos raios UVA para estimular o seu apetite.

A saúde dos pássaros X raios UV

Sem uma fonte equilibrada de luz, o ciclo oculo-endócrino (luz para a glândula pineal e para a glândula pituitária) é afetado, alterando todos os aspectos da vida da ave. Uma iluminação inadequada pode provocar agitação, enfraquecimento, problemas respiratórios e metabólicos.

As aves necessitam da vitamina D3 para um desenvolvimento saudável do esqueleto, para isso os raios UVB são necessários para sintetizar a vitamina D3.

Muitas espécies podem sintetizar a vitamina D3 da luz solar através da pele. Como a pele das aves está coberta com penas, elas não podem utilizar a própria pele para o fazer. Na maioria das aves, a glândula uropigial (impermeabilizante para as penas) recolhe a pré-D3 do sangue, e acumulando-a nos óleos glandulares. Estes são depois expostos á radiação UVB quando a ave se limpa e cuida da plumagem. Mais tarde a ave ingere materiais expostos aos UV quando volta a limpar e a cuidar da sua plumagem, e o óleo entra no organismo como pré-vitamina D, sendo transformado em vitamina D3 pelo fígado e os rins.

Canto Curio Joia Inicial.wmv

sexta-feira, 29 de julho de 2011

quinta-feira, 28 de julho de 2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

orkut - meu orkut

Curió não canta Praia e só tem notas estranhas
Pesquisas comprovaram que os curiós que não aprenderam a cantar apesar de terem ouvido o CD de Canto Praia, podem apresentar este problema por três motivos principais:
a-) o CD utilizado para o filhote pode ser uma cópia PIRATA do original, portanto fora de freqüência. Os CDs e fitas K7 originais são gravados na freqüência de 3500 Hz, conforme estudo e orientação dos professores especializados na UNICAMP (Universidade de Campinas).

sábado, 23 de julho de 2011

Curió Mister 09 ( Canto Classico )

Criatório Chico Pomba - Nova Apresentação

Painel de Controle

RESULTADO TORNEIO INCENTIVO DE JOINVILLE - 17/07/2011 23:02
RESULTADO TORNEIO INCENTIVO DE JOINVILLE - 17/07/2011 21:38


JOINVILLE
17 DE JULHO DE 2011
CLÁSSICO COM REPETIÇÃO
COL NOME PASSARO PROPRIETÁRIO CLUBE NOTA
1º AGULHA NEGRA ASTROGILDO NUNES PIEDADE ACCC 7,30
2º MOSAICO VALDIR KARNOPP ACCJ 7,00
3º CORINGA ROSENEI SCHMIDIN ACCJ 6,00
4º PEDRITO KLEBER V. DA CRUZ ACCJ 4,00
5º PIRATA 1 ZENI A. TOMAZ ACCJ 3,00
JOINVILLE
17 DE JULHO DE 2011
CLÁSSICO SEM REPETIÇÃO
COL NOME PASSARO PROPRIETÁRIO CLUBE NOTA
1º BALNEARIO SILVIO V. SANTOS ACCC 7,70
2º CIGANO DA ILHA ADELMIR DEUCHER ACCJ 7,20
3º RD CARLOS A. MARQUES AECC 6,00
4º NOVATO ROGERIO GARCIA ACCC 5,80
5º PIRATA SILVERIO GETNERSKI ACCJ 5,50
JOINVILLE
17 DE JULHO DE 2011
PARDO COM REPETIÇÃO
COL NOME PASSARO PROPRIETÁRIO CLUBE NOTA
1º HUMAITÁ VALDEMAR PEREIRA ACCJ 7,00




JOINVILLE
17 DE JULHO DE 2011
PARDO SEM REPETIÇÃO
COL NOME PASSARO PROPRIETÁRIO CLUBE NOTA
1º SOBRILHO ROGERIO TANK AVIPAN 5,50
2º BEM 10 SEBASTIÃO WARSCH ACCJ 5,00
3º SUPERSÔNICO FERNANDO LESSEN SERCA 4,00
4º LIGEIRO JOÃO GONZAGA DOS SANTOS SJCO 3,00


Fonte: www.curiocantopraia.com.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bom de bola e bom de voto, Bebeto visita o Buriti - Parte 1

A ORIGEM DO CURIÓ - ANA DIAS (1)

Foi capturado na cidade de Ana Dias, município de Itariri no litoral sul der São Paulo; era pardo, no ano de 1956 ou 1957, constatando-se também que foi negaça ( caçador ) e grande repetidor no seu canto original. Adquirido pelo Sr. Luiz Pintor, foi levado para São Vicente ( já preto ), passando por diversos proprietários; os mesmos procuraram aprimorar as notas do canto "Praia Grande" o que só veio acontecer por volta de 1960, pois na época já cantava o estilo "Pedro Taques", isto é, com as notas de "Quim-Quim" e "Batida de Praia". A nota de Samaritá e a invertida de canto foi assimilado de um curió Jurubatuba, quando era proprietário o Sr. Lucas, conhecido como chocolate. O mestre Juruba teve como proprietário o Sr. Germano. Quando de propriedade do Sr. João Massarella de São Vicente, fiquei conhecendo-o e, ao ouvir seu extraordinário canto, tive o pressentimento que estava diante de um futuro campeão e o adquiri em janeiro de 1964. O disco gravado com o canto do Ana Dias, tem a finalidade de difundir o canto "Praia Grande", na modalidade "Superclássico", servindo para aprendizado e aperfeiçoamento de alunos. É também, por esse motivo, uma homenagem a todo o seus ex-proprietários, que sempre souberam zelar pela sua preservação e, conseqüentemente, pelo seu maravilhoso canto. Foram, portanto seus proprietários, até 1964: Luiz Pintor, Lucas (chocolate), Zé Galinheiro, Germano, André, Joel, Nestrói e João Massarella. Após 1964, Walter Moretti, Sebastião Ramos, Antonio Scarabeleni, Dr. Licínio Hilmar de oliveira Arantes e Carlos Checoli. Em 26 de outubro de 1984, apesar de sua idade, novamente Ana Dias passa para minha propriedade. Nos intervalos havidos entre os últimos proprietários, o curió passou por diversas vezes pelas minhas mãos, o que prova, que não resisti à saudade e à grande estima dedicada a esse pássaro. O curió Ana Dias recebeu o anel nº 1.534/IBDF/77, na sua voz característica de "Praia Grande", cujo som melodioso nos lembra os acordes de um violino, no seu perfeito canto classifica-se na modalidade de "Superclássico".

Novo e definitivo Calendário Copa Oeste Conforme adequação com o Calendário Paranaense

JULHO

24 Cascavel (Copa Oeste)

31 Ubiratã (Copa Oeste)



AGOSTO

07 Cafelandia (Copa Oeste)

14 Medianeira (Copa Oeste)

21 Toledo (Copa Oeste)

28 Londrina (Campeonato Paranaense)



SETEMBRO

04 Capitao (Copa Oeste)

11 ----------

18 Paranavai (Campeonato Paranaense)

25 Cascavel (Copa Oeste)



OUTUBRO

02 ----------

09 Maringa (Campeonato Paranaense)

16 Cascavel (Campeonato Paranaense)

23 Rolandia (Campeonato Paranaense)

30 -----------



NOVEMBRO

06 Foz do Iguaçu (Campeonato Paranaense)

13 -----------

20 Umuarama (Campeonato Paranaense)

27 Toledo (Campeonato Paranaense)



DEZEMBRO

04 Guarapuava (Campeonato Paranaense)

11 Umuarama (Copa Oeste)

18 Jesuitas (Copa Oeste) ENCERRAMENTO

25 ------------

quinta-feira, 14 de julho de 2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011